Astronáutica, Telescópios, Astrofotografia

Plataforma Equatorial Manual para Astrofotografia

Plataforma Equatorial Manual para Astrofotografia
Autor: Fabiano Belisário Diniz 

1. Introdução

As câmeras digitais atuais são capazes de capturar imagens espetaculares do céu sem a necessidade de longas exposições, devido às suas características de baixo ruído. Apenas aponte uma câmera com controles manuais para o céu, use a menor distância focal possível da lente, ajuste o ISO para 1600 e a exposição para 30 segundos e... como um passe de mágica, a Via Láctea e uma infinidade de estrelas são reveladas.

Saiba como construir um foguete a água para praticar o espaço-modelismo

FOGUETES A ÁGUA

Uma atividade politicamente correta...

Autor: Ricardo Menezes (AAFAA)
 

Estas são minhas anotações pessoais a respeito desse passatempo divertido, barato e educacional. Chegue mais e conheça as técnicas, as idéias e as regras de segurança que fazem com que os FAA (foguetes a água) sejam tão interessantes para crianças de todas as idades!

Um foguete a água é simplesmente o que o próprio nome já diz: um foguete que utiliza água e ar comprimido para impulsioná-lo. Note que de início pode até parecer brinquedinho de criança mas não é. Se você adotar esse hobby vai ter muitas horas de desafio intelectual e de satisfação por construir veículos com alta tecnologia. Sem exagero.

 

Aprenda a construir de maneira fácil uma luneta astronômica com lentes de óculos, tubos e conexões de PVC

CONSTRUINDO UMA LUNETA COM LENTE DE ÓCULOS

Apresentação do Projeto

Este projeto apresenta uma sugestão como construir uma luneta astronômica utilizando apenas materiais facilmente disponíveis no comércio, de baixo custo e de fácil montagem.No lugar da lente objetiva usa-se uma lente de óculos de um grau positivo e no lugar da lente ocular usa-se um monóculo da fotografia. Os encaixes são feitos com tubos e conexões de PVC.

Apesar de se usar materiais rudimentares, os resultados são satisfatórios. As crateras lunares são facilmente observadas, assim como seu relevo, principalmente nas luas crescentes e minguantes.

Divulgar conteúdo